Saiba O Que Revisar Para a Fuvest

Aprovados Em Concursos Da PF Dão Sugestões Como Passar Nas Provas


A primeira fase do segundo maior vestibular do povo acontece em vinte e cinco de novembro. A prova da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que seleciona alunos para a instituição de ensino de São Paulo (USP), se aproxima e, com ela, cresce a tensão de quem sonha em estudar por lá. No entanto Que Não Dirá de contas, a Fuvest não é conhecida por ser uma prova descomplicado. A prova, de noventa dúvidas, é dividida entre as disciplinas básicas do ensino médio - português, história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês - e outras interdisciplinares. “Diferentemente do Enem, que oferece uma matriz mais restrita de competências, habilidades e conteúdos que são capazes de ser cobrados, a da Fuvest é bastante extensa.


Grosso modo, queremos dizer que a Fuvest se propõe a cobrar aproximadamente tudo o que é estudado no ensino médio”, explica a professora Ana Paula Dibbern, do cursinho Maximize. É claro que seria impensável cobrar tudo em só noventa questões, e, por isso, a Fuvest tem seus assuntos favoritos. Abaixo, você encontra os temas mais recorrentes nos exames dos últimos anos.


Como as últimas semanas até a prova necessitam ser dedicadas a revisar e retirar perguntas, dê uma olhada nos focos e verifique quais necessitam de mais atenção. De acordo com o professor César Ceneme, a Fuvest costuma dividir as perguntas de português em literatura (predominante), gramática e compreensão de texto. “Observamos que estas 3 áreas mesclam-se nas dúvidas, isto é, solicita-se observação sintática de um ou mais períodos da narrativa de um livro obrigatório, ou cobra-se o discernimento de uma figura de linguagem em um enunciado do mesmo livro”, explica. A prova de geografia preza por ser bastante atual: a apoio de formulação das questões quase sempre está em temas de atualidade e textos especializados em economia e política.


De acordo com o Cursos Gratuitos Online Com Certificado Sem custo 2018 , as questões de Brasil vêm se sobrepondo às de geografia geral: “Das por volta de 10 questões, três ou 4 costumam ser de geral e as além da medida ficam para os conteúdos de Brasil. Há, ainda, várias questões interdisciplinares, que normalmente mesclam geografia com história, literatura, biologia ou matemática. Vejo isto realizar-se, por exemplo, nas dúvidas envolvendo os conteúdos de escala e coordenadas geográficas”. O professor Alexandre Takata destaca, em história geral, a recorrência de questões a respeito da Revolução Francesa; em história do Brasil, os períodos da Era Vargas e da ditadura militar. “Costumamos olhar também questões exigindo comparações entre as constituições brasileiras ou entre as noções de Estado”, completa.


A prova de matemática não costuma variar muito na gama de temas que pede. Em geral, os considerados mais interessantes são os que estão na tabela acima, e apostar neles é garantia de acerto. “A Fuvest adora exercícios com funções. Na maioria das vezes apresentam diretamente a atividade, porém algumas vezes ela poderá mostrar-se em gráficos também”, explica o professor Bonfim. Além disso, a geometria merece atenção: “Vemos em tal grau a plana quanto a espacial e analítica. Ao menos duas delas são cobradas pela primeira fase, e a que não cair imediatamente, por ventura irá aparecer pela segunda fase”.


O professor alerta que, pra deslocar-se bem neste checape, é essencial domar os temas básicos, como potenciação e frações, que são capazes de aparecer em algumas questões. A prova de física é bastante convencional, o que significa que concentrar nos assuntos que mais caem costuma ser um bom método. “As dúvidas, em tão alto grau em sua 1ª quanto na sua 2ª fase, não costumam ser temáticas e, assim, não se podes apostar em instituídos assuntos ligados à atualidade e à contemporaneidade”, explica o professor Venê.



Também, as dicas mais primordiais envolvem comparar conteúdos. “A minha dica mais considerável é que o aluno estude os princípios de conservação de energia, de quantidade de movimento, de calor e de carga. Ademais, que estude representações: Como a mecânica newtoniana representa um dificuldade de hidrostática? Como, num circuito elétrico, é possível relacionar tensão, corrente, resistência e potência?


”, explica o prof. Rodrigo. “Em química não é preciso ficar preocupado com pegadinhas. O enunciado sempre tem um comando claro, uma pergunta direta”, Instagram E WhatsApp Testam Integração o professor Ricardo Calçada. Ele destaca que tudo que é divulgado pela pergunta será utilizado, sendo que improvavelmente uma dado é colocada sem ter um uso específico na resolução.


“Podemos dizer que as dúvidas de química da Fuvest exigem dos candidatos o conhecimento técnico e a interpretação de detalhes químicos. No momento em que uma dúvida não aborda estes dados temos uma coisa que possivelmente trabalhará a ideia de cotidiano, podendo ser qualquer transformação química que ocorre pela natureza”, explica Mauro Oto. “Agora na reta final, se o vestibulando tiver insuficiente tempo e ter de optar por alguns conteúdos pra preparar-se, sugiro que foque na divisão de entalpia, estequiometria em geral, equilíbrio químico, pilha, eletrólise e radioatividade. Assim como é interessante revisar todos os grupos funcionais de orgânica”, explica a professora Renata Ferrari.